MADEIRA DE PINUS: VANTAGENS PARA A CONSTRUÇÃO E PARA O MEIO AMBIENTE

Independente de construir uma casa, um móvel ou outro projeto que demande materiais como madeira, além do planejamento financeiro e estrutural, a responsabilidade socioambiental é uma coisa muito importante.

Ao usar madeira de pinus para estas finalidades, além das vantagens na hora de construir você também contribui muito para o meio ambiente.

Quer saber o motivo? Todas as madeiras de pinus são originárias de reflorestamento, ou seja, sempre que elas são derrubadas, outras espécies são plantadas no seu lugar. Mas para explicar essas e outras vantagens, confira os tópicos deste artigo e se você conhece alguém que está na dúvida sobre as qualidades da madeira de pinus, compartilhe esta ideia.

Madeira de pinus: sustentável e ecologicamente certo

Diferente de outras espécies em extinção e que se desenvolvem em regiões específicas, como por exemplo a Araucária angustifólia, a madeira de pinus é muito mais comum. Um dos destaques é que as árvores de pinus podem se desenvolver em diferentes tipos de solo – mesmo nos menos férteis.

Além disso, enquanto outras árvores demoram em média 25 anos ou mais para se desenvolverem, a madeira pinus leva em média de 10 a 15 anos para crescer. Sempre que esta árvore é cortada, outras são plantadas no mesmo lugar, ou seja, a madeira pinus surge a partir de áreas que são reflorestas. Tudo isso faz com o uso da madeira de pinus seja sustentável e ecologicamente correto.

Estudos da Indústria Brasileira de Árvores mostram que áreas de reflorestamento como as com madeira de pinus ajudam na qualidade do ar, reduzem a emissão de poluentes como o gás carbônico (CO2) e liberam mais oxigênio (O2) que é uma substância essencial para a vida humana.

Versatilidade e qualidade

Além de ser muito usada no ramo da construção civil para ripas, rodapés, forros, andaimes e outras peças, a madeira de pinus é um material versátil, com qualidade e que também pode ser usado para outros fins.

A indústria moveleira é um exemplo de ramo que usa bastante a madeira de pinus para a construção dos mais diversos móveis da casa e itens de decoração. Uma outra vantagem é que a madeira de pinus é adaptável com diversos acabamentos e aceita diferentes vernizes e pinturas.

Economia

Por ser uma árvore relativamente fácil em termos de plantio e reflorestamento, a madeira de pinus apresenta além de todos os benefícios para a construção, um preço bastante acessível.

Essa acessibilidade financeira não é só reconhecida pela indústria brasileira como também para os mercados do exterior que frequentemente compram a madeira de pinus.

Além da economia e dos outros benefícios da madeira de pinus, vale destacar que a facilidade no acabamento, na pintura a na própria construção também geram economia. Isto porque, ao construir uma casa um projeto maior, é possível comprar grandes quantidades de madeira de pinus, mas a versatilidade permite que elas sejam usadas para diversos fins.

Conheça os produtos da empresa! 

Share This