É hora de dar adeus às paredes sujas ou sem graça alguma. Com rolo, pincel, tinta e nosso tutorial de como pintar paredes em mãos, é possível reformar o ambiente sem sujeira e sem erros. Além de dar o passo a passo para uma pintura de parede perfeita, incluímos dicas e truques para tornar o processo ainda mais funcional. A parte de preparação da parede para receber a tinta é uma das mais importantes para um resultado final satisfatório, por isso é importante ter certeza que está tudo nos conformes (e bem limpo) antes de abrir a lata e começar a pintar. Também é fundamental, na hora da escolha da tinta, optar pelo tipo certo para o ambiente que em que ela será aplicada. Prontos para colocar a mão na massa?

Como pintar paredes: passo a passo

1. Retire da parede tudo que pode atrapalhar a pintura: Dos maiores aos menores objetos, lembre de espelhos de tomada e interruptores, suporte de cortinas e tudo o mais que estiver fixado na parede também precisa sair.

2. Resolva as imperfeições da parede: Qualquer problema estrutural (infiltrações, rachaduras ou tinta descascando, por exemplo) deve ser consertado antes de começar o processo de uma nova pintura. Nesses casos, depois de pronto o reparo, você deve lixar e passar massa corrida antes de começar, como se aquele pedaço da parede fosse “novo”.

3. Limpe a parede: Um pano úmido, normalmente, serve para retirar toda sujeira e poeira que está acumulada na parede. Depois da limpeza, é importante esperar a parede secar antes de começar a passar a tinta.

4. Proteja tudo o que não deve ser pintado: Você deve cobrir janelas, portas, rodapés, teto, as extremidades da parede e tudo o mais que não deve receber tinta com fita crepe para evitar sujeira e garantir acabamento perfeito da pintura. Já o chão pode ser coberto com jornal, papel, papelão ou lona para proteger o piso.

5. Comece com o pincel: A pintura da parede deve começar com a tinta sendo aplicada perto de tudo que foi coberto com fita crepe, ou seja, onde o rolo não alcança – nos cantinhos da parede e próximo a portas e janelas. Nessa parte, você deve usar o pincel para um melhor acabamento.

6. Aplique a tinta com o rolo: O ideal é sempre pintar fazendo um “W” na parede para espalhar melhor a tinta e evitar que ela escorra, manchando a parede. Você provavelmente terá que passar mais de uma demão para que a parede fique uniforme, mas não tem mistério: é só esperar a camada anterior secar para aplicar a tinta novamente.

7. Está pronto! Depois de alcançar a cor e a uniformidade desejada, com a tinta bem seca, é hora de tirar todas as fitas crepe e colocar de volta móveis, quadros, espelhos de tomada e o que mais for na parede.

Dicas e truques de como pintar paredes

1. No mercado, existem algumas tintas que já vêm prontas para serem usadas, mas outras precisam ser diluídas em água ou solvente. Esse processo de preparação está sempre especificado na lata e, por isso, é importante ler com atenção antes de comprar e usar. Além disso, se atentar ao tipo de tinta ideal para cada ambiente é fundamental para um bom resultado.

2. Se a pintura for para cobrir uma cor escura com uma cor mais clara, é ideal que você passe uma camada de tinta branca na parede para evitar manchas. Depois, espere secar bastante para aplicar a tinta da cor que deseja como resultado final.

3. Se a parede for receber pintura pela primeira vez, é importante que o processo de preparação seja bem feito. Primeiro, você deve lixar a parede com uma lixa grossa para tirar o excesso de areia que fica no reboco, retirando-a da parede com uma vassoura. Logo depois, é hora de aplicar massa corrida para deixar a superfície uniforme: ela deve ser aplicada em duas demãos e, após a aplicação de cada uma delas, a parede deve ser lixada para ficar com o acabamento perfeito. Feito isso, a parede está pronta para ser pintada. Importante dizer que o recomendado é esperar que o reboco seque por 28 dias antes de receber a massa corrida e a tinta.

4. Para pintar com pincel, coloque um elástico ao redor da lata e tire o excesso de tinta do pincel dentro da própria lata para evitar sujeira. Na hora de aplicar tinta com o rolo, uma boa dica é cobrir inteiramente bandeja com papel alumínio para que, no final, você não tenha que gastar muito tempo lavando o acessório.

Fonte: leroymerlin.com.br