Como tendências de moda para roupas, também na decoração das casas, as tendências mudam a cada estação, as cores, os estilos e muitas novidades fazem parte das tendências de decoração de cada ano. E trazendo a tendência atual para o universo das cores, a dica é esquecer uma pintura muito certinha e tradicional e misturar as cores, padrões, texturas, mas tudo, claro, sem cair no exagero.
Devemos usar as cores para transmitir sensações diversas. Seja para criar uma sensação alegre e vibrante, ou uma sensação aconchegante, o importante é saber como combinar a cor no ambiente escolhido. A tendência de decoração tem sido o uso tons mais fortes e alegres na hora de pintar a casa. Foi-se o tempo em que as casas tinham todos os cômodos da mesma cor, ou utilizavam apenas o monótono branco. O arquiteto Gerson Dutra de Sá sugere que as “cores ‘clean’ não são mais carros-chefe. Uso tons que deixam o ambiente aconchegante e que quebram a monotonia”, afirma.

A dica dos especialistas para quem quer uma cor neutra é fugir do bege, e usar branco ou cinza, que combinam com uma decoração clássica, moderna ou contemporânea. Já para quem quer dar personalidade ao ambiente, o ideal é usar cores fortes e escuras, como o azul marinho e o amarelo ovo. Não tenha medo de usar cores escuras em locais pequenos, elas deixam o ambiente aconchegante, para isso, capriche na iluminação.

A iluminação do local também influencia nas cores. Uma iluminação natural ou as lâmpadas fluorescentes valorizam os tons de azul, já a incandescente, as cores da família do amarelo. As demais podem mudar diante de qualquer luz, então a dica é testar a cor em todas as paredes que serão pintadas e ver se o resultado agrada tanto durante o dia quanto à noite.

O fato é que, mais importante na sua escolha que seguir as tendências do ano, na hora de optar por uma cor para a sua casa o que deve ser mesmo levado em conta é o seu gosto pessoal.

Fonte: Folha de São Paulo

Share This